Postagens

Aprendendo com a Prática os 3Rs da Reciclagem.

Imagem
AUTORA Prof. Monike Barretto de Castro Costa, 5⁰ ano B, 27 alunos. Os alunos do 5º Ano B participaram de uma importante atividade de conscientização ambiental, desenvolvida com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre sustentabilidade, reciclagem e responsabilidade com o meio ambiente. Inicialmente, a turma assistiu a um vídeo educativo que apresentou o tempo que diversos materiais levam para se decompor na natureza, como plástico, vidro, papel e metal. A partir desse momento, os estudantes puderam refletir sobre os impactos causados pelo descarte inadequado do lixo e compreender a importância de adotar atitudes mais conscientes no dia a dia.

Conectando Campo, Cidade e Cooperativismo.

Imagem
AUTORA Professora Monike Barretto de Castro Costa 5⁰ ano B - 27 alunos. Os estudantes do 5º ano B participaram de uma visita pedagógica à agência da cooperativa de crédito Sicredi, proporcionando uma experiência de aprendizagem significativa relacionada à educação financeira, ao cooperativismo e à importância do agronegócio para a sociedade. Durante a visita, as crianças foram recepcionadas pela equipe da cooperativa e tiveram a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento de uma instituição financeira cooperativa, compreendendo as diferenças entre uma cooperativa e um banco tradicional.

Pequenos Cientistas: Turma do 5º Ano B Recebe Aula Especial de Física sobre os Mistérios do Universo

Imagem
AUTORA Professora Monike Barretto de Castro Costa 5⁰ ano B 27 alunos A sala do 5º ano B viveu um dia de intensa imersão científica e muito entusiasmo. A convite da professora Monike Barretto de Castro Costa, a turma teve a honra de receber uma convidada muito especial: a professora de física Bianca Santielli, que preparou uma aula diferenciada e fascinante sobre os segredos do cosmos. A presença de uma especialista em física na dinâmica do ensino fundamental enriqueceu imensamente o aprendizado, trazendo um novo olhar sobre a ciência para as crianças.

Vídeo especial - De onde vem e para onde vai? O caminho dos materiais que usamos.

Imagem
AUTORA Professora Monike Barretto de Castro Costa 5⁰ ano B  27 alunos. Praticando a Sustentabilidade - os alunos de 5⁰ ano B, realizaram uma atividade integrada de leitura, reflexão e interação, utilizando como base um vídeo especial do projeto “Vamos Ler da Rede”, que abordava o tema: “De onde vêm e para onde vai? os materiais que usamos?”. O objetivo da proposta foi conscientizar os alunos sobre a produção do lixo, o consumo dos materiais no cotidiano e os caminhos percorridos pelos resíduos após serem descartados.

Sólidos geométricos.

Imagem
AUTORA Professora Monike Barretto de Castro Costa  5⁰ ano B, 27 alunos. Na aula de Matemática, os alunos do 5º ano vivenciaram de forma prática e significativa o estudo dos sólidos geométricos, explorando conceitos como poliedros e não poliedros, além de identificarem arestas, vértices e faces. A proposta foi pensada para ir além da teoria, proporcionando momentos de investigação e descoberta.

Religião e cultura.

Imagem
AUTORA Professora Monike Barretto de Castro Costa. 5º ano B, 27 aLunos. Hoje vivenciamos um momento muito especial e significativo com os alunos do 5º ano. Após nossas aulas de História sobre religião e cultura, propusemos uma atividade diferente: a criação de um podcast. O objetivo foi abrir espaço para o diálogo, a escuta e a reflexão sobre um tema tão importante quanto a intolerância religiosa.

Ações sustentáveis

Imagem
AUTORA Professora Monike Barretto de Castro Costa 5º ano B - 27 alunos. A aula desenvolvida com a turma do 5º ano B teve como principal objetivo introduzir o tema da sustentabilidade de forma significativa, despertando nas crianças a consciência sobre a importância de suas atitudes no cotidiano. Como ponto de partida, foi apresentada uma videoaula (Vamos Ler e Tetra Pak destacam a importância do consumo consciente) da plataforma Vamos Ler, que abordava o consumo consciente. O vídeo contribuiu para que os alunos refletissem sobre hábitos de consumo, desperdício e a necessidade de preservar os recursos naturais, utilizando uma linguagem acessível e adequada à faixa etária.